quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Angariação de Fundos - 2 de Novembro

Cara Tribo,

Como avisado neste sábado, esta actividade será de angariação de fundos, para nos ajudar a ir à Suiça que está cada vez mais perto!

Começa às 9h na Sede, tragam almoço e lanche e vocês mesmos com muita vontade! Como também avisámos, não vão haver chegadas mais tarde e saídas mais cedo que não tenham sido avisadas já HOJE à Akelá!!!!

Canhotas,
A Chefia

terça-feira, 22 de outubro de 2013

26 Outubro - Cozinha Selvagem

Tribo,

Aí vem a actividade porque todos esperavam!

Vai começar às 21h na Sede, na sexta-feira, já jantados. Acaba no sábado às 19h.

Material Individual:
- Saco-Cama
- Estojo de Higiene
- 1 Muda de roupa interior
- Farda Completa ou Roupa confortável para quem ainda não tem farda
- Agasalho Polar
- Impermeável
- Marmita e Talheres
- Cantil com pelo menos 1L de capacidade
- Trajes da Mística, quem já tem
- 1 Canivete (quem tem, mínimo de um por patrulha)
- Pequeno-almoço
- Tudo dentro de uma mochila!

Material de Patrulha:
- 1 ovo por pessoa
- 1 batata média/grande por pessoa
- 1 Pimento por pessoa
- 1 Maçã por pessoa
- Lata de cogumelos
- Queijo
- Molho de Tomate
- Bacon ou Fiambre
- Chouriço
- Chocolate de Cozinha
- 1 Kg de Farinha
- 1 rolo de papel de alumínio
- Pelo menos 1L de água por pessoa
- Kit de especiarias (com azeite e sal no mínimo dos mínimos!)
- 1 isqueiro

O que não tem quantidades definidas, depende do tamanho da vossa patrulha! Se são poucos, uma lata/embalagem chega, se são muitos tragam um pouco mais.

Guias, organizem isto entre a vossa patrulha para o material vir todo. É para este tipo de coisas que o dinheiro de patrulha serve. Qualquer dificuldade falem comigo antes de sexta!

Águias - têm liberdade criativa! Incentivamos a que se quiserem fazer outras refeições ou mais refeições diferentes e complexas, estão à vontade para decidir entre vocês. Não podem trazer panela.
As outras patrulhas se também tiverem ideias e se conseguirem organizar, é óptimo, mas todo o material de patrulha indicado antes tem que estar presente.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nós e Ligações

Para os novos e os esquecidos, aqui vai um link que vos ensina como fazer os principais nós escotistas, que nós aprendemos no último sábado. A Chefia aconselha a imprimirem e porem no vosso caderno de escoteiro, para relembrar sempre que for preciso (e não terem que ter lobitos a ensinar-vos nós básicos!). Quanto mais treinarem, menos probabilidade de se esquecerem quando for mesmo preciso.

Nós básicos e essenciais: nó direito, nó de escota, volta de fiel, nó de correr, nó de pescador, lais de guia, falcaça simples.

A seguir a saberem fazer estes atrás das costas e perceberem bem para que servem, podem aprender outros que usamos menos, mas também são importantes: catau, nó de 8, nó de escada, nó de botija, lais de guia duplo, nó de estribo, encapeladura, brandais... Mas nunca esquecer os nós base!

http://capitaobressane2.tripod.com/tecnicas/nos.htm



Sábado - 19 Outubro - Jota-Joti

Escoteiral,

Como sabem, o 3º fim de semana de Outubro é o fim de semana do Jota! Este ano vamos fazer uma coisa mais pequena, dentro do Grupo, e as indicações são muito simples: na sede, às 14h30, com um Escotismo para Rapazes por Patrulha (e o habitual: lanche, agasalho, cantil, provas, papel e caneta...)

Excepto se forem os Secretários das vossas patrulhas. Neste caso a actividade vai começar mais cedo com uma formação no cargo de secretário: é para estarem às 10h na Sede, com tudo o que foi dito antes mais um almoço volátil, e o vosso caderno de escoteiro (os que o têm). Convocados: Hugo dos Águias, Mariana das Mergulhões e o Zé Maria ou Kiko (o que decidiu ser secretário) dos Grifos!

Guias, passem cadeias de aviso, já sabem que queremos saber presenças até sexta no máximo.

Boa Caça
A Chefia

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

12 de Outubro

Caríssimos,

A actividade começa às 13h com a famosa REUNIÃO DE PAIS! Por favor passem a mensagem aos vossos encarregados de educação da importância desta reunião, especialmente com os 80 anos e o grande acampamento de Grupo à porta. Logo a seguir à Reunião geral vai haver uma reunião para os pais só da Tribo de Escoteiros, como é costume, para falarmos sobre o ano que passou e o ano que está para vir.

Para os Guias, a actividade vai acabar às 20h30 pois estão convocados para a Assembleia Magna de Grupo. O que é a Assembleia Magna de Grupo? Venham e percebam por vocês próprios. (É importante, ninguém se vai embora antes!)

Trazer caderneta, lanche, agasalho. Pelo que falámos neste sábado, já devíamos ter recebido as presenças! Esperamos que não se tenham esquecido da conversa que tivemos no Conselho de Tribo sobre a assiduidade, a pontualidade e as cadeias de aviso.

Até sábado!
Boa Caça
A Chefia

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

5 Out

Cara Tribo!

Este sábado temos actividade o dia todo, para começar bem!

Começa às 9h e acaba às 19h, atenção patrulha Águia que é a patrulha que vai estar de serviço à sede.

Trazer almoço e lanche, caderneta e provas e boas ideias para o que querem fazer este trimestre!

Gonçalo Almeida, por favor faz cadeia de avisos à patrulha Grifo, para saber presenças!

Boa Caça,
A Chefia