quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mês de Preparação para ACNAC

Cara Tribo,

Estamos a 1 mês de mostrar quem é a TEs do 93 na actividade nacional que se avizinha, desta forma, vamos arregaçar as mangas, baixar as meias com a jarreteira à mostra ;-) e dar o litro...

Este mês vamos alterar a organização da nossa tribo com implicações ao nivel das patrulhas e actividades.

Desta forma EM JUNHO vão estar já organizados como no ACNAC, o que quer dizer que vamos ter 3 patrulhas constituídas da seguinte forma:

PAT. AGUIA - unicamente os águias do 93

GUIA - Sandro Kahlal
SUB GUIA – Frederico Carreiro

PAT. CHITA - Chitas e Corujas do 93

GUIA – Carolina Salgado
SUB GUIA – Beatriz Pinto

PAT VEADO - Veados e Crocodilos do 93

GUIA - Pedro Cardoso
SUB GUIA - Gonçalo Almeida

Nota:
No sábado dia 2 vão ser passados todos os pormenores e explicações necessárias.

MT Importante:
Pedimos a comparência de total da tribo durante este Mês

Actividade de 2 de Junho (15 às 19horas)

Material necessário por patrulha:

- Apito
- Papel e caneta

- dois paus de 40 cm por patrulha
- dois panos de 20 cm por 40cm

Fins de semana de Junho - Plano de Actividades

9 Jun:
Manhã - angariação de fundos
Tarde - 1ºs socorros

15Jun -inicio às 21horas na sede / 16Jun - fim às 19 horas
Pioneirismo - Construções e cozinha de campo

23Jun - das 15h às 19h
Orientação

Canhotas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

FOGO DE CONSELHO DIA 24 DE JUNHO

MATERIAL NECESSÁRIO :

È simples basta já virem jantados;
Um saco de cama;
E o pequeno almoço para o dia seguinte bom para estarem fortes para o passeio pedestre do dia seguinte

Abraço

FOGO DE CONSELHO DIA 24 DE JUNHO

LOCAL : Cabo da Roca
HORAS : 21h30

Caras patrulhas

Cada uma de vocês terão de fazer uma peça sobre uma parte da história do grupo á vossa escolha.E depois uma peça de tribo sobre os exploradores.

Qualquer duvida basta me contactarem.

Pedro 916357845

sexta-feira, 17 de junho de 2011

77º Aniversário de Grupo


Está a aproximar-se o 24 de Junho, dia em que o nosso grupo comemora 77 anos recheados de actividades e emoções.
Contamos com todos na grande comemoração do grupo!




Canhotas,

Ana Gaspar | Akelá

domingo, 12 de junho de 2011

Jogo de Aproximação - 17 18 e 19 de Junho

Caros escoteiros, como sábem no proximo fim de semana vamos ter um jogo de aproximação com o grupo 107 de Cascais. É muito importante a vossa presença!

O ponto de encontro será em FONTANELAS, no largo junto à Farmácia "Fontanelas", ás 21:30.
A actividade termina no Domingo ás 12:30 no mesmo local.

Material individual:
Farda nº3, ou equivalente. É essencial terem um casaco de cor verde ou escura, e resistente a silvas e puxões.
Agulha e linha
Saco-cama
Comida para os 3 dias

Historia:



"Estamos em 1930, o ano da grande Fome, e em Portugal todos sofrem! Mas toda a crise traz uma oportunidade, e com os preços dos alimentos em alta, quem dominar a produção agrícola pode fazer fortunas!

Duas famílias saloias, uma de Fontanelas, outra da Pernigem, sabem bem desta oportunidade, e decidem ocupar os terrenos situados entre estas duas localidades. A luta será dura, e só a família mais Forte e Inteligente vencerá!

Mas nesta zona anda também um perigoso bando de ciganos, que farão tudo para alimentar as suas famílias."






Objectivo do jogo:
Conquistar o máximo de área de terrenos agrícolas, produtos e aumentar a riqueza da família.

Inicio do jogo
Imediatamente após o início do Jogo, cada equipa tem 30MINUTOS para montar a sua base. Durante a primeira meia hora de jogo não são permitidos ataques entre equipas

Base
A base só pode ser montada num dos locais assinalados no mapa.
Cada base tem de ter TODOS os seguintes elementos:
Estandarte (ou estandartes, no caso de terem o estandarte da equipa adversária);
3 abrigos montados;
metade das mochilas da equipa;
metade dos produtos agrícolas da equipa;
Os estandartes devem estar na vertical, a um mínimo de 2,5m acima do solo.
Roubo do estandarte
Quando uma familia rouba o estandarte da equipa adversária, ou recupera o seu estandarte, tem de o colocar na sua base no prazo de 30 minutos.

Mudança de base
Se a base for atacada (só e considerado ataque se um jogador da equipa adversária for visto a menos de 20 metros da base da equipa que defende) a equipa atacada pode mudar de base, mas só o pode fazer 15min após o inicio do ataque.
A nova base tem de estar montada num prazo de 30 min.
O processo de mudança e montagem de nova base deve ser feito no máximo em 30min.
Durante o ataque da equipa adversária é expressamente proibido, para a equipa que está à defesa, mudar o estandarte de sitio, pegar nele ou fugir.

Vidas -
As vidas devem estar colocadas no ombro esquerdo do casaco, a 3 dedos do ombro;
As vidas serão constituídas por uma fita de velcro autocolante (ou cosida) com 10 cm de comprimento, coberta com tecido da cor da equipa (fornecida pela chefia).
Cada jogador tem direito a 3 vidas;
Se um elemento perder a vida, terá de se deslocar até à sua base para colocar uma nova vida. Se estiver na base quando perder a vida, deve aguardar 15 minutos até voltar a colocar a nova vida;
As vidas podem ser trocadas entre elementos da mesma equipa (um elemento dá uma das suas vidas a outro)
As vidas capturadas contam apenas para efeitos de pontuação, e deverão ser guardadas até ao final do jogo;
Tréguas
É expressamente proibido atacar a equipa adversária durante o período estabelecido para tréguas.
As tréguas servirão para fazer um balanço do desempenho da equipa à chefia. Devem participar nessa reunião um caminheiro e um guia de patrulha de cada tribo (107 e 93)
Horário das Tréguas:
Sábado às 13 horas até às 13h30

Contactos para Casa
Uma vez que os telemóveis serão confiscados pela chefia, os escoteiros terão oportunidade de contactar os pais UMA VEZ, durante o jogo. O contacto para casa é opcional, mas para os que querem ligar para os pais podem faze-lo no Sábado, no período e local das tréguas .

Uso da força
Relembramos que o objectivo deste jogo é desenvolver capacidades de aproximação, orientação e camuflagem.
Devem, por motivos de defesa pessoal, recorrer ao confronto físico, SEM EXCESSOS!
São proibidos pontapés, murros, puxões de cabelo, cuspidelas e insultos.
Todos os que quebrarem as regras, e recorram a actos excessivamente violentos, a chefia reserva-se ao direito de suspender a participação do elemento no jogo, ficando o escoteiro ao “serviço da chefia”, por tempo a determinar.

Campos de produção
Existem na área de jogo 3 campos de produção. As horas da colheita estão marcadas no "Borda de Água" (que será fornecido pela chefia) e a partir dessa hora, as Famílias podem ir recolher os produtos agrícolas.

Pontuação:
Vidas dos adversários: escoteiros 5 escudos, caminheiros 10 escudos, chefia 15 escudos
Estandarte - 200 escudos
Produtos agrícolas - 40 escudos
Missões - 60 escudos


Leiam bem as regras, e na sexta à noite tirem todas as duvidas que tiverem.

Boa caça

Gineto Orientado