Estrutura e funcionamento

1 - A PATRULHA

- Cada Patrulha escolhe, no momento em que é formada, o nome do animal totem que quer, devendo preferencialmente ser de um animal existente em Portugal. 

- A Patrulha pode ter 4 a 8 Escoteiros/as e aspirantes (o ideal é ter 6 elementos) todos rapazes ou raparigas, consoante seja uma Patrulha masculina ou feminina. 
- Cargos: Guia, Sub-Guia, Secretário, Tesoureiro, Guarda-material, Arquivista, Socorrista, Repórter e Animador. Deste modo, os Escoteiros aprendem a ser responsáveis e são todos imprescindíveis ao bom funcionamento da sua Patrulha.

- O Guia de Patrulha é o responsável pela Patrulha e é eleito e nomeado em Conselho de Patrulha pelos seus elementos. O Guia de Patrulha é ajudado pelo Sub-Guia, que também é eleito pela Patrulha. Os restantes cargos são escolhidos dentro da Patrulha por eleição ou comum acordo. 

- Sempre que é possível, cada Patrulha tem o seu próprio espaço na sede - o Canto de Patrulha - pelo qual é responsável e que pode organizar da forma que entender, dentro das regras definidas pela Chefia de Divisão. 


2 - CONSELHO DE GUIAS 

- É o órgão de gestão da Tribo de Escoteiros onde têm assento os Guias e Sub-Guias das Patrulhas e a Chefia de Divisão. 

- Aqui discutem-se os problemas da Tribo e das Patrulhas, organizam-se sessões especiais de formação, decide-se sobre questões disciplinares, analisa-se o progresso dos membros da Tribo, faz-se o acompanhamento da preparação da Aventura e avaliam-se as atividades, a implementação do programa e o grau de realização dos objetivos. 

3 - CONSELHO DE TRIBO

- É o órgão de decisão da Divisão onde estão presentes todos os elementos da Tribo de Escoteiros (incluindo os aspirantes) e a Chefia da Divisão e é o local onde se discutem todos os assuntos relacionados com a mesma, como o regulamento, as decisões sobre atividades, os objetivos e as metas a atingir. A votação é feita individualmente por todos os presentes.


4 - A AVENTURA

- A Aventura é a grande atividade da Tribo de Escoteiros, e tem sempre um tema que foi escolhido por todos. Todas as Patrulhas trabalham e contribuem para que a Aventura seja realizada e seja magnífica, com muitos jogos e desafios interessantes.

- A Aventura é preparada ao longo de todo o trimestre e inclui várias fases:

  • Idealizar - Nesta fase cada Patrulha concebe uma ideia da atividade (Aventura) a propor em Conselho de Tribo de Escoteiros. É preciso não esquecer que a proposta das Patrulhas tem de incluir o tema, o tipo de atividade (se é um acampamento ou outro tipo de atividade) e o local. Se for necessário podem pedir ajuda à Chefia da Tribo;
  • Eleger - Considerando as ideias apresentadas por cada Patrulha para o tema, o tipo de atividade e o local, a Tribo escolhe, no Conselho de Tribo, a Aventura do trimestre, através de votação individual dos membros presentes, podendo juntar propostas de várias Patrulhas para criar uma Aventura mais apelativa para todos;
  • Preparar - A preparação de uma Aventura é feita através das Patrulhas e gerida pelo Conselho de Guias. Cada Patrulha ficará responsável por uma tarefa ou conjunto de tarefas (tratar dos transportes, preparar listas do material necessário, organizar jogos e passeios, organizar animações e o Fogo de Conselho, etc). O Conselho de Guias, ao longo do trimestre, verifica se tudo está a ser bem feito e coordena o trabalho das Patrulhas juntamente com a Chefia de Divisão;
  • Realizar - Todos os membros da Tribo de Escoteiros participam na Aventura, que é o culminar de todo o trabalho conjunto e o momento em que todos estão juntos para viver a grande atividade dos Escoteiros;
  • Avaliar - A avaliação é feita num Conselho de Tribo de Escoteiros de forma individual, e também pelas Patrulhas e pelo Conselho de Guias.

5 - AS ATIVIDADES DE PATRULHA

- As Patrulhas também fazem Atividades de Patrulha, sendo responsáveis pela sua preparação, que segue genericamente, os seguintes passos:


  • Idealizar - Cada membro da Patrulha apresenta as suas ideias;
  • Eleger - Em Reunião de Patrulha é escolhida a atividade;
  • Preparar - A preparação da atividade é da responsabilidade da Patrulha, normalmente sob coordenação do Guia. Esta preparação tem de ser aprovada pelo Conselho de Guias e pela Chefia de Divisão antes da atividade se poder realizar
  • Realizar - Todos os membros da Patrulha participam dividindo entre si as tarefas e responsabilidades;
  • Avaliar - No fim da atividade ou na primeira reunião a seguir à atividade, em conversa entre todos deve ser identificado o que correu bem e o que correu mal e os aspectos a melhorar na próxima vez. O Guia e o Sub-Guia terão ainda de apresentar em Conselho de Guias um resumo dessa avaliação.

6 - MÍSTICA

- A mística da Tribo de Escoteiros baseia-se nas tribos indígenas como símbolo do espírito de união e cooperação. Cada Tribo de Escoteiros deverá escolher uma Tribo, com a qual se identifica, e retirar elementos da sua cultura para usá-los como símbolos da Divisão, criando assim uma identidade própria.


7 - SÍMBOLOS

- São símbolos da Tribo de Escoteiros: nome da Divisão, o uniforme, os distintivos, a cor verde a vara individual de escoteiro, os gritos, hinos e canções, o animal Totem de Patrulha, a bandeirola de Patrulha, o grito de Patrulha, as cores do animal totem, o Escalpe de Patrulha e o totem pessoal. 


8 - CERIMÓNIAS E RITUAIS

Na Tribo de Escoteiros existem as seguintes cerimónias:
  • Cerimónias de entrada e saída da Tribo de Escoteiros e Patrulha;
  • Compromisso de Honra feito perante o Grupo e convidados no final da 1ª Etapa de Progresso e as cerimónias de atribuição das insígnias de progresso da 2ª e 3ª Etapa.
  • Cerimónias de investidura nos Cargos de Patrulha;
  • São rituais comuns os Gritos de Tribo de Escoteiros e de Patrulha.

Lema da Tribo de Escoteiros: “Sempre Pronto” (lembrando a necessidade de estar apto para qualquer situação).

Curiosidades: cada escoteiro pode ter um nome de caça. Esse nome tem a ver com o seu totem de Patrulha com uma característica pessoal. Este nome acompanhará o escoteiro ao longo das divisões seguintes.