quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

22 de Fevereiro - Dia do Pensamento

Cara Tribo,

Este fim de semana vamos ter uma actividade especial para celebrar o Dia do Pensamento! Pontos extra para quem quiser explicar o que é este dia e porque é especial nos comentários!

A actividade vai começar às 10h na Sede, tragam almoço e lanche, agasalho, papel e caneta, numa mochila pequena, como é normal.

Nota especial: nós sabemos que havia alguns de vocês que queriam fazer o Compromisso de Honra nesta data. Infelizmente, o tempo nas actividades tem sido muito pouco para assinar provas e a maior parte das vezes vocês não as trazem bem preparadas, atrasando um bocado o processo! Dito isto, e porque toda a gente que vai a Kandersteg tem que ter o Compromisso de Honra feito (para o caso de se terem esquecido disso), nos próximos tempos a Chefia vai fazer um esforço para assinar provas aos sábados de manhã e sempre que quiserem marcar! Estejam à vontade para nos chatear, avisem-nos que têm provas e cheguem-se à frente.

Patrulha Mergulhão e Patrulha Águia, até ao fim de Domingo têm que entregar um programa dos vossos acampamentos de patrulha, para a Chefia analisar! Já tiveram bastante tempo para pensar nisso e conversar, ponham as vossas ideias em papel (num programa decente). Qualquer dúvida ainda podem falar connosco no sábado.

Canhotas,
A Chefia


4 comentários:

  1. O dia do pensamento (22 de fevereiro) é o dia em que o grande pai do escotismo nasceu, o grande Badden Powell. E o dia em que temos que refletir sobre todas as coisas que fizemos e que não fizemos nos escoteiros. E não só, também é um dia muito sagrado, mas ao mesmo tempo como todos os outros, pois ser-se escoteiro não é só ao sábado.
    Isto foi um simples resumo do que este grande dia representa para nós, enquanto escoteiros e enquanto cidadãos. Para outras pessoas este dia pode ser um dia normal como todos os outros, mas para nós é o dia que representa aonde tudo começou, desde os patas tenras até ao compromisso, as origens do que nós somos......... O ESCOTISMO!!!!

    ResponderEliminar
  2. Também conhecido como o Dia do Fundador, o Dia do Pensamento foi criado em 1926 durante a 4ª Conferência Mundial das Guias e Escoteiras (Girl Guide/Girl Scout International Conference), realizada no Campo Edith Macy que pertencente à Associação de Guias dos EUA.

    Este dia surge assim após se ter considerado importante criar um dia especial para as Guias e Escoteiras de todo o mundo em que estas recordassem a importância da sua fraternidade mundial. Um dia diferente em que as jovens pudessem pensar umas nas outras e na importância do exemplo de vida dos fundadores dos dois movimentos, Baden-Powell (Escotismo) e sua esposa Olave Baden-Powell (Guidismo).

    Deste modo foi escolhido o dia 22 de Fevereiro como o Dia do Pensamento, por curiosamente este ser o dia do aniversário de ambos os fundadores.

    O Dia do Pensamento rapidamente se globalizou, tornando-se um dia especial para o Movimento Escotista e Guidista, com actividades que promovem a reflexão, sobre as mais variadas temáticas, a uma escala global, nomeadamente a fraternidade, o amor ao próximo, a união e a harmonia de toda a humanidade. São ainda recordados neste dia todos os jovens que por qualquer impedimento, muitas vezes devido a regimes políticos ou religiosos intolerantes, mas também por situações de pobreza extrema ou por se encontrarem num país em guerra não podem viver a aventura do Escotismo/Guidismmoo.

    ResponderEliminar
  3. O Dia do Pensamento é o dia em que nasceu BP e a sua mulher. É um dia em que se deve reflectir sobre o que significa realmente ser escoteiro, e a importância que o escotismo tem para cada um de nós, e a diferença que pode fazer na sociedade. Neste dia devemos relembrar-nos do nosso compromisso ou promessa. O Dia do Pensamento serve para que, num só dia, escoteiros de diferentes nacionalidades se possam reunir e entender o que representa esta grande irmandade que é o escotismo!

    ResponderEliminar